terça, 17 de abril de 2018 - 11:08h
MCTIC lança e-book sobre aplicações da nanotecnologia no agronegócio
E-book é a primeira publicação do MCTIC voltada a disseminar conhecimento sobre os usos da nanotecnologia.
Por: ASCOM MCTIC
Foto: Reprodução da Internet

Já está disponível o primeiro e-book da série “Nanotecnologia Aplicada”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para promover o conhecimento sobre o tema. O primeiro volume, “Nanotecnologia aplicada ao agronegócio”, pode ser baixado gratuitamente abaixo.

“O Brasil é protagonista em agronegócio. O e-book visa uniformizar, em linguagem direta e simples, de forma a atingir a todos os segmentos de público, o que se fala em nanotecnologia no Brasil, explicando o que é o conceito, utilizando exemplos. Na publicação, de forma resumida, apresentamos um pouco do esforço nacional liderado pelo MCTIC no tema e apresentamos algumas aplicações, produtos e serviços de destaque já desenvolvidos por empresas e startups nacionais”, explica o coordenador-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, Leandro Berti.

De acordo com ele, uma forma de definir a nanotecnologia é conceituá-la como a “engenharia da vida”. “A nanotecnologia não é algo novo, mas sim algo que está presente em nossas vidas desde o início, ligada intimamente ao funcionamento de nosso organismo e parte essencial da natureza para criar toda a diversidade existente, ou seja, a engenharia da vida.”

Na publicação, há exemplos de aplicações nanotecnológicas que contribuem para reduzir a velocidade do amadurecimento de frutos e legumes e até mesmo um sal com 50% menos sódio, capaz, no entanto, de preservar a experiência sensorial. “Há um polímero nanotecnológico desenvolvido por empresa brasileira que retarda o tempo de amadurecimento do fruto, fazendo com que demore um pouco mais a apodrecer. Desse modo, se ganha em economia, energia, logística, saúde, segurança alimentar e nutricional, além, é claro, de reduzir o desperdício”, diz Berti.

Ele ressalta que não há alterações genéticas ou químicas nas aplicações ou desenvolvimentos de produtos nanotecnológicos.

Também é possível solicitar o e-book “Nanotecnologia aplicada ao agronegócio” à Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC) do MCTIC, pelo e-mail cgtc@mctic.gov.br.

Os próximos e-books deverão tratar dos seguintes temas: “Nanotecnologia aplicada à defesa” e “Nanotecnologia aplicada a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”. 

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá