segunda, 16 de dezembro de 2019 - 11:42h
Ideia consciente: projeto de reaproveitamento de lonas para uso escolar vence mostra maker
Ideia da jovem aluna Juliana Cruz busca fomentar a conscientização ambiental e o empreendedorismo sustentável nos estudantes.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Rafael Aleixo
Professores orientadores Angélica Damasceno e Edson Sousa receberam a premiação

O projeto “Box multiuso funcional” ganhou o primeiro lugar na mostra maker no 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo, evento organizado pelo Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (CAAHS/AP), no Museu Sacaca, nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13.

Com a proposta de reaproveitar lonas de banners que seriam descartadas, transformando-as em objetos úteis para a escola e outros lugares, o “Box multiuso funcional” foi defendido pela aluna Juliana Cruz, 16 anos, e orientado pelos professores Angélica Damasceno e Edson de Sousa, todos da Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, que também foi premiada com uma impressora 3D, em reconhecimento ao projeto.

A ideia da talentosa Juliana busca fomentar a conscientização ambiental, o empreendedorismo sustentável e o ensino da modelagem matemática nos estudantes. A jovem foi premiada com troféu e medalha.

“Juliana passou mal ontem à noite, por isso, não está aqui. Mas, estamos muito felizes e até emocionados com o reconhecimento e premiação do nosso projeto”, comemorou a professora orientadora Angélica.

O segundo lugar foi para as escolas Maria de Nazaré e José do Patrocínio, que obtiveram a mesma pontuação, com os projetos “Jogos pedagógicos” e “Irrigação automatizada por arduíno”, respectivamente. O terceiro lugar ficou com a escola José do Patrocínio, com o projeto “Volante consciente: evitando acidentes de trânsito causados por embriaguez”. Todos ganharam medalhas e troféus.

“É importante o esforço dos professores, pois, eles estão criando ambientes sobre a importância da ciência e tecnologia na escola e para todos nós”, elogiou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, presente à cerimônia de premiação.

Ao todo, quinze projetos participaram do 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo. Eles foram avaliados em praticidade, eficácia, sustentabilidade, criatividade e inovação. Durante a cerimônia, cinco kits arduínos foram sorteados para os alunos participantes. 

Vencedores do 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo

1º lugar: Box multiuso funcional – Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos;

2º lugar: Jogos pedagógicos – Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Pereira;

Irrigação automatizada por arduíno – Escola Estadual José do Patrocínio,

3º lugar: Volante consciente: evitando acidentes de trânsito causados por embriaguez - Escola Estadual José do Patrocínio

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá