segunda, 10 de junho de 2019 - 13:54h
Centros Vocacionais e Tecnológicos modernizarão as cadeias produtivas do Açaí, Pescado e Castanha-do-Brasil no Amapá
O projeto tem o apoio da Setec, Embrapa e OCB.
Por: OCB Amapá
Foto: Rafael Aleixo/Setec

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) lançaram na tarde da última sexta-feira, 07, em Macapá, o projeto Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que busca modernizar o processo produtivo do açaí, castanha-do-Brasil e do pescado no Amapá.

Dos R$7 milhões que serão investidos, R$3 milhões serão destinados para compra de máquinas e equipamentos dos consórcios das cooperativas que irão modernizar e melhorar os processos produtivos e a gestão.

Um exemplo claro está na Cooperflora de Laranjal do Jari. O castanheiro Mariolando Araújo, conta que a fábrica artesanal produz uma quantidade pequena de amêndoas em virtude do processo artesanal, seja na secagem, descascamento, e principalmente, empacotamento.

“Com o investimento, aumentaremos nossa capacidade de produção e poderemos atender a demanda que chega até nós, atingindo assim inúmeros mercados”, comemorou Mariolando.

As capacitações serão repassadas por pesquisadores e bolsistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de outras instituições de pesquisa do estado, com o intuito de modernizar a produção.

“Nosso foco é esse, estar ao lado das comunidades tradicionais, e incrementar a cadeia, dinamizando o conhecimento, para trazer os pescadores e extrativistas para dentro dessa rede de conhecimento”, destacou André Brandão, professor da UFF.

Os CVTs são unidades públicas e comunitárias de ensino, técnicas e práticas relacionadas com a modernização da produção local.

Pelo menos dez cooperativas, divididas em três consórcios (um de cada produto), irão ter CVTs para realização de cursos de capacitação.

O CVT do pescado será instalado em Santana, o do açaí em Macapá e o da castanha em Laranjal do Jari. Todo o recurso para implementação das unidades é oriundo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O projeto terá apoio do Sistema OCB-AP, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá