segunda, 27 de novembro de 2017 - 11:29h
MCTIC divulga contribuições à Estratégia Brasileira para Transformação Digital
Participantes puderam opinar sobre ações estratégicas prioritárias em infraestrutura e acesso; pesquisa, desenvolvimento e inovação; proteção de direitos e privacidade; defesa e segurança no ambiente digital; educação e capacitação profissional. Foto: Reprodução da Internet
Por:
Foto: Reprodução da Internet

A Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (EBTD) recebeu contribuições de mais de 700 pessoas e organizações na consulta pública realizada para garantir a participação da sociedade, setor produtivo, comunidade científica e acadêmica na construção da política pública. Mais de 2 mil participantes fizeram o cadastro na plataforma digital da consulta e tiveram acesso ao documento-base da EBTD.

Nesta quinta-feira (23), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a base de dados das contribuições recebidas na plataforma digital da consulta, que pode ser acessada na página da EBTD.

Na consulta, os participantes puderam opinar sobre ações estratégicas prioritárias em infraestrutura e acesso; pesquisa, desenvolvimento e inovação; proteção de direitos e privacidade; defesa e segurança no ambiente digital; educação e capacitação profissional.

Agora, o MCTIC trabalha na consolidação das contribuições para revisão final do documento da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, trabalho que deverá ser concluído até o final deste ano.

EBTD

A Estratégia é um "guarda-chuva" para diversas iniciativas do governo federal para digitalização da economia e da sociedade. O objetivo é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores em agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços de transportes e logística, por meio da digitalização dos processos produtivos e da capacitação do país para a chamada 4ª Revolução Industrial.

A proposta em construção para a Estratégia Brasileira se divide em eixos temáticos. Como habilitadores da transformação digital, estão infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional. Já as frentes de transformação digital, por outro lado, consistem em uma economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócio; e transformação digital da cidadania e de governo.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá