terça, 17 de setembro de 2019 - 09:09h
Curso de inclusão digital do Facebook oferta 100 vagas no Amapá
Governo do Estado é parceiro do projeto Conectando seu Futuro, na capacitação de jovens amapaenses. Inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro.
Por: Rafael Aleixo

O Facebook, em parceria com o Governo Amapá e a ONG Recode, oferta 100 vagas para jovens amapaenses no curso de inclusão digital da empresa, o Conectando seu Futuro. Podem concorrer às vagas pessoas entre 15 e 29 anos em estado de vulnerabilidade social.

As aulas, que iniciam no próximo dia 23 deste mês e vão até 20 de dezembro, serão realizadas em laboratórios da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Serão quatro turmas, sendo três na Unifap e uma na Ueap. As inscrições estão disponíveis até o dia 20 deste mês, no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec): www.setec.ap.gov.br.

O objetivo é oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social um itinerário formativo que atenda às demandas de uma nova sociedade pautada na 4ª Revolução Industrial, de forma que estimule o empreendedorismo social, cívico e de impacto, promovendo a transformação social proporcionada pelo uso das tecnologias.

Serão 80 horas de curso de formação, utilizando recursos tecnológicos necessários para o desenvolvimento dos participantes, além de visitas monitoradas e mentorias com a participação de voluntários da empresa.

Para o secretário da Setec, Rafael Pontes, a formação dos jovens é fundamental na preparação para entrada no mercado de trabalho. “O curso é importante, pois dá aos alunos noções essenciais sobre o uso de tecnologias digitais. Isso proporciona um domínio sobre novas tendências mercadológicas. Para este processo, também envolvemos as instituições de ensino superior para que pudessem ser participantes, através de suas estruturas físicas de laboratórios de informática”, destacou o gestor.

O curso inclui a criação de um protótipo de um aplicativo que tenha potencial para impactar positivamente a comunidade local dos alunos. As primeiras cidades com o Conectando seu Futuro são Canela (RS), Itapissuma (PE), Planaltina de Goiás (GO), São Paulo (SP) e Macapá (AP).

O que é o Projeto?

Lançado em 2019, o Conectando seu Futuro consiste na formação distribuída em três eixos: domínio dos programas digitais mais usados atualmente e uso consciente da tecnologia e da internet; conceitos de tecnologias exponenciais, incluindo inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas; e módulo focado no desenvolvimento individual do jovem (concentrado em autoconhecimento, definição de metas pessoais e aprimoramento de habilidades socioemocionais) e na preparação para entrada no mercado de trabalho, demonstrando as tendências tecnológicas que afetam o mercado e trazendo atividades práticas de estruturação de currículo, de treinamento para entrevista de emprego e para estimular atitude empreendedora e a proatividade.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá