terça, 10 de abril de 2018 - 11:46h
Estudante amapaense vai expor vaso biodegradável em evento científico na Sérvia
Aira Beatriz está na delegação de estudantes que representarão o Brasil na 25ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo

A estudante amapaense Aira Beatriz, de 17 anos, está na delegação brasileira que participará da 25ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas, que será realizada no dia 17 deste mês em Belgrado, na Sérvia.

Aira é a responsável pelo projeto de um vaso biodegradável produzido a partir de sementes de açaí. Os vasos são embalagens ecológicas que servem de substratos quando decompostas no solo, além de não deformar as raízes das plantas.

“Nós amapaenses, gostamos muito de açaí e consumimos bastante. E os caroços são desperdiçados.  A ideia surgiu quando eu percebi que a partir desses caroços eu poderia criar os vasos, que por sua vez, poderiam ser usados como insumos biológicos em plantas”, conta Aira.

A estudante teve o apoio da Embrapa Amapá para desenvolver a ideia, que já expos e foi premiada em eventos científicos nacionais. Usando moldes de plástico, a estudante explica que montou os vasos com a fibra e borra que foram separados das sementes. Depois de serem moldados, os vasos foram expostos ao sol por cerca de 48 horas.

O projeto da aluna foi o único do Brasil selecionado para a Copa Science de México 2017, uma feira internacional de ciências que ocorreu na cidade de Culiacán, no México, no ano passado. Em novembro também de 2017, foi medalhista de prata na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e em março deste ano, recebeu a medalha de ouro na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Segundo a orientadora do projeto, Danielle de Brito, Aira é um dos muitos talentos que o Amapá possui. “Quando vimos a Aira apresentando a ideia notamos que havia uma dedicação além do comum. Foi então que buscamos apoio para a ideia, que deu certo. E igualmente, outros alunos estão nos apresentando ideias inovadoras, que iremos mostrar em breve!”, enfatiza a orientadora.

Para participar desse próximo evento, na Sérvia, Aira precisa custear a estadia, com alimentação e hospedagem. A organização da Conferência disponibilizou apenas as passagens aéreas para os estudantes internacionais.

Para ajudar, basta entrar em contato com as orientadoras da aluna pelo telefone (96) 98123-1087. O evento é uma das principais vitrines mundiais de trabalhos científicos.

As orientadoras são professoras da Escola Estadual Santa Maria, localizada no bairro Cabralzinho, em Macapá. Para saber mais informações sobre a conferência, basta acessar https://www.icysbr.com/2018.