quarta, 01 de novembro de 2017 - 13:20h
SNCT Amapá 2017 em números
SNCT Amapá 2017 em números
Por:
Números do SNCT Amapá 2017

Encerrou no domingo, 29, a programação da Semana da Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, que aconteceu em todo país durante o mês outubro. No Amapá, a 14ª edição foi promovida pelo governo do Estado e instituições de ensino e pesquisa. As atividades aconteceram no período de 23 a 29, nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque.

Mais de cinco mil pessoas participaram da programação que envolveu um total de 193 atividades, destinadas a públicos diversificados, entre estas, seminários, lançamento de editais, concurso de redação, jogos, exposições, oficinas, palestras, workshop, minicursos e apresentações culturais.

Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, uma das finalidades principais, a popularização das ações realizadas pelas instituições de ensino do Amapá, foi realmente alcançada na SNCT. “Tivemos uma semana intensa de encontros, com troca de experiências e conhecimentos entre as instituições envolvidas e a população de seis municípios do estado. Conseguimos divulgar um pouco dos trabalhos e pesquisas envolvendo a ciência e tecnologia”, afirmou Pontes.

Ele fez uma avaliação positiva em relação à adesão dos participantes no evento deste ano. “Conseguimos atingir mais de mil inscrições on-line pelo site da Setec e mais três mil foram feitas manualmente nos polos onde ocorreram as atividades, resultando em cinco mil participantes que irão receber seus certificados. Pesquisadores e alunos conseguiram compartilhar seus trabalhos com a população”, afirmou o secretário.

Trabalharam diretamente da SNCT a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

SNCT

Este ano, o tema selecionado foi “A Matemática está em tudo”. A escolha baseou-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

No Amapá, a abertura do evento contou com exposição de trabalhos e a palestra da pernambucana, Carla Alexandre Souza sobre o tema “Jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem dos estudantes”.

Durante a programação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) lançou dois editais de chamadas públicas, um para pesquisa no Vale do Araguari e outro concessão de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em uma ação do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), alunos da Rede Estadual de Ensino visitaram o Laboratório de Entomologia Médica do localizado no campus da Fazendinha e participaram palestra no Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis, para ajudar a entender o uso da matemática no cálculo das previsões do tempo no estado. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá Unifp também realizaram congressos de iniciação cientifica, exposições e palestras nos prédios dos seus polos da capital e do interior do Estado.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá