terça, 20 de março de 2018 - 09:07h
Audiência pública discute energia solar no Amapá
O evento contou com a participação de pesquisadores, representantes de instituições e empresas do setor de energias
Por: Alap/Setec
Foto: Jaciguara Cruz/ALAP

A Assembleia Legislativa do Estado promoveu a audiência pública "Energia Solar no Amapá - Uma questão econômica, social e ambiental", nesta sexta-feira (16). O evento, de iniciativa e organizada pelo deputado estadual Dr. Furlan (PTB), ocorreu no plenário provisório da Casa, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.

Para Dr. Furlan, a audiência é importante para a sociedade, pois essa é uma das temáticas que mais preocupa a população por conta das altas tarifas de energia elétricas que são pagas por ela. "Essa audiência vem para buscarmos alternativas para resolver esse problema. E o fato do Amapá estar localizado na linha do Equador, onde há alto índice de luminosidade, vemos que ele tem total condições de ser um potencial produtor de energia solar", declarou o parlamentar.

Para o diretor-técnico da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Guarabichaba Ferreira, a audiência foi muito importante por conta da relevância do tema para o povo do Amapá. "O estado tem sofrido muito com a questão da falta de energia elétrica, principalmente nas localidades mais distantes e também porque o custo da nossa energia passou a ser muito alto. Então essa audiência trouxe essa temática e conseguiu reunir todos os setores da sociedade para participar e dar a sua opinião, além de fortalecer a discussão da implantação desses sistemas aqui no Amapá", afirmou. 

O secretário Rafael Pontes destacou os benefícios que o Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação pode trazer para a área de energia solar no Amapá. “O marco regulatório permite que o Estado possa criar fundos de investimentos além de atrair negócios para formar um eixo tecnológico que desenvolva a ciência, tecnologia e inovação em âmbito local”, destacou o gestor da Setec.

Nos últimos anos, o Governo do Amapá, por meio da Setec trabalha para fomentar a produção de energias renováveis. A expansão da atividade abriu mercado para profissionais formados em engenharia elétrica, na Unifap, para atuarem no setor de geração distribuída com o uso de fontes renováveis, seja na forma de sistemas conectados à rede elétrica ou sistemas isolados.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá