quarta, 11 de abril de 2018 - 11:46h
Prêmio Jovem Cientista está com as inscrições abertas no Amapá
Iniciativa premia projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação. Inscrições seguem até 31 de julho.
Por: Paula Monteiro .Colaboradores: Com informações do CNPq
Foto: Erich Macias/Seed
Os ganhadores serão contemplados com bolsas de estudo, no país, caso atendam aos critérios normativos do CNPq

Estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, cujo tema deste ano é “Inovações para conservação da natureza e transformação social”. A iniciativa visa impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. As inscrições podem der feitas pela internet até 31 de julho.

Nesta edição, os jovens cientistas e seus orientadores deverão compartilhar ideias e projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação. Podem concorrer, estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 anos de idade, em 31 de dezembro deste ano. O prêmio também contará com categorias para mestres, doutores, além de estudantes do Ensino Superior.

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e outros parceiros, que concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Os ganhadores do Prêmio Jovem Cientista serão contemplados com bolsas de estudo, no país, caso atendam aos critérios normativos do CNPq. Os vencedores na categoria Estudante do Ensino Médio recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior ou uma bolsa de Iniciação Científica.  A Bolsa de Iniciação Científica Júnior possui vigência máxima de 12 meses, com valor mensal de R$ 100. Já a Bolsa de Iniciação Científica possui vigência de 12 meses, renovável uma única vez, pelo mesmo período no valor mensal de R$ 400.

A escolha dos premiados é realizada por duas comissões julgadoras.  Cada uma composta por sete especialistas pertencentes à comunidade científica e tecnológica, escolhidos e designados pelo CNPq. Serão considerados critérios e pontuação, tais como: mérito científico e relevância da pesquisa em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico do País; aplicação prática da pesquisa; originalidade de seu conteúdo e contribuição para o avanço da área do conhecimento, entre outros.

Todos os participantes receberão, ao término da edição, um Certificado Digital de Participação no Prêmio Jovem Cientista, independentemente de sua classificação. A divulgação dos resultados será feita em outubro deste ano no website e nas redes sociais do Prêmio. A premiação será entregue pelo Presidente da República, em novembro, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores, seus orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.

Ao longo de sua história, o Prêmio teve mais de 21 mil trabalhos inscritos e premiou 194 estudantes e pesquisadores, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos do CNPq.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá